domingo, 30 de janeiro de 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Make it Better


Make it better from Sebastianbap on Vimeo
Esse vídeo foi criado pela Climent Canal, animado por Sebastián Baptista e musicado pelo Aimar Molero. É uma mensagem simples mas que desejo que fique na memória de todos vocês.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

5 Dicas de um Retrato Bonito


O título é “5 Dicas DE” e não “5 Dicas PARA” pois para escrever essas dicas peguei uma foto que eu gostei bastante e listei 5 coisas legais que usei nela. Ou seja, não são dicas “definitivas” para retratos e sim algo que você pode aproveitar como ideia ou inspiração :)
A foto é essa:
Priscila
Além de uma modelo linda e com um brilho que só grávidas têm no olhar, o que eu usei nesta foto? Vamos por etapas:

1. Foreground

Uma coisa que eu adoro fazer em retratos é adicionar elementos no primeiro plano. Além do fundo desfocado e do assunto focado gosto de ter um “elemento X” na frente de tudo isso adicionando mais profundidade à foto. Neste caso o bagulhinho que faz barulho com o vento serviu a este propósito. O legal é que como este elemento fica perto da câmera pode ser qualquer coisa, pois não vai dar pra ver o que é! Neste caso aquelas bolinhas disformes no centro superior da foto dão um ar de conto de fadas sem que ninguém saiba (até agora) que eram só sininhos.

2. Luz vindo de trás

A luz do sol estava bem dura no momento desta foto (exatamente por isso levei ela para uma sombra) e por isso a luz vinha de trás. Isso garantiu sombras suaves (e quase inexistentes) no rosto dela e um efeito “High Key” combinado com o fundo.

3. Cortina de estrelas

Me casei no mesmo espaço onde realizo meus ensaios, e essa cortina foi feita para o casório. Na mesma época fiz alguns ensaios e todo mundo amou a tal cortininha. O efeito nas fotos é realmente bem bacana :) Por isso mantive a cortina e nesta foto ela deu um toque especial com os bokehs estrelados. Coisas do acaso! rs

4. Modelo sentada

É muito mais fácil você fazer um retrato próximo assim quando seu fotografado está sentado, pois ele/a fica mais à vontade. Quando estamos de pé ficamos em dúvida com o que fazer com os pés, com as mãos, pra que lado virar… sentadinha a pessoa não tem muito o que fazer além de relaxar.

5. Foto de um ângulo mais alto

Outra vantagem da pessoa estar sentada é que você consegue um ângulo mais alto (que automaticamente valoriza os rostos femininos) mais facilmente. Como sou baixinha subi no murinho para conseguir o melhor ângulo :)

Dica extra: Foco

Se você já sabe que foco em retratos é sempre nos olhos pode pular essa dica. Se você ainda não tem certeza, agora vai ter: FOCO É SEMPRE NOS OLHOS. Note que quase mais nada nesse retrato está em foco. Nariz, boca, cabelo… está tudo um pouco menos em foco que os olhos. Mas como os olhos estão nítidos parece que a foto inteira está extremamente nítida. Se eu tivesse focado sem querer nos cílios ou na ponta do nariz dela, a foto inteira ia parecer fora de foco. Por isso guarde bem essa dica: foco é sempre nos olhos.
Ah! Não interessa como você faz isso (usando foco automático ou manual, spot, selecionando o ponto de foco na hora ou travando ele) desde que você possa decidir aonde quer o foco e, podendo decidir, decida sempre nos olhos ;)

Dica extra-extra: Preto e Branco

Além de tudo essa foto foi feita pensando em ser convertida para o P&B. Ensinei como transformar fotos em Preto e Branco usando o Lightroom neste vídeo.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Transformers: War for Cybertron

Rayman Origins' Trailer [Europe]

http://www.raymanorigins.com

Will Tirando # 31

Música de Bolso - Pullovers - O amor verdadeiro não tem vista para o mar

Sketcheria


SKETCHING módulo I: THUMBNAILS – pequenos rascunhos tonais que são o coração e a alma de futuras imagens. Este workshop enfatiza a importância de se ter uma bússola confiável para servir de guia durante a finalização de uma ilustração ou uma pintura.
Dia 29 de janeiro – sábado – 13:00 às 19:00
Valor: R$ 180,00
SKETCHING módulo II: NOTAN – o conceito de claro/escuro segundo a cultura oriental, aplicado no desenho, fotografia e design. Os exercícios propostos utilizam apenas 3 valores tonais para obter imagens de excelente leitura visual.
Dia: 30 de janeiro – domingo – 13:00 às 19:00
Valor: R$ 180,00
(desc. R$ 60,00 para inscritos nestes dois módulos)
SKETCHING módulo III: DESENHO ECONÔMICO – Treinamento desenvolvido para agilizar e otimizar o desenho, buscando representar o máximo de informação com o mínimo de traços. Trabalharemos a relação entre forma, espaço negativo e massa do que é observado e sua ligação com a coordenação motora de trazer o que se vê para o papel.
Dias: 5 e 6 de fevereiro – sáb e dom- 13:00 às 19:00
Valor: R$ 240,00

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Calendário Esttampa 2011 Salve o Seu

Candidatura NDesign Rio (021)

NDesign no Rio
Em 1994 o Rio de Janeiro recebeu a 4º edição do NDesign. A construção deste evento resultou da animação das viagens que as escolas cariocas fizeram nas primeiras edições do Encontro para Curitiba, Santa Maria e Belo Horizonte, que realmente aproximaram os estudantes cariocas, a ponto de uni-los para organizar duas edições da Semana Carioca de Design, em 1991 e 1993, e um ano depois, o NDesign. Os Encontros anteriores tinham como organização apenas uma instituição, que geralmente era a Universidade Federal local, porém, aqui no Rio foi feita, pela primeira vez, uma co-organização entre as cinco escolas então existentes (ESDI, PUC, Faculdade da Cidade, UFRJ e Silvio e Souza) para montar o Encontro.
Os palestrantes deste evento eram profissionais de grande importância no cenário carioca e brasileiro. Ziraldo, Miguel Paiva, Sérgio Liuzzi (Interface Design), Rafael Rodrigues (PVDI) e Ivan Ferreira (Modonovo Design) foram alguns dos nomes presentes no 4° NDesign.
Com a presença de participantes de alto nível, oficinas, discussões e exposições de conteúdo relevante, o evento driblou os problemas logísticos durante sua execução. A Estação Carioca do Metrô foi utilizada para uma exposição de design e a Gincana. Como legado, esse NDesign criou uma integração entre os estudantes de design do Rio e de fora, serviu como contato para muitos estudantes com profissionais de atuação local e nacional, além de garantir algum espaço na mídia para a palavra “design”, que há 15 anos atrás não era ainda muito utilizada.

Jogue água quente em um ambiente de -30ºC o efeito é muito bacana

Will Tirando # 30

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Luto

A amigos que são para a vida toda e nesse fim de semana perdi um talvez o mais brincalhão e alegre que sempre teve força para nos fazer rir mesmo nos dias mais escuros. Meu amigo se foi e me deixou muita saudade, por isso estarei um tempinho sem postar espero que vocês entendam.

Yuri Ferreira da Silva
15-02-1999 até 15-01-2011

Obrigado por tudo meu amigo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fevereiro tem Paralela móvel

Tipografia # 09 Como identificar uma fonte

5 dicas para fotografar mulheres


As mulheres que fotografo sempre vêm com a mesma pergunta: “você passa Photoshop?”
Primeiramente acho engraçado “passar” Photoshop, como se fosse maquiagem. Segundamente digo que sim, faço tratamento nas fotos, mas que elas ficam realmente bonitas graças à preparação antes e durante o clique:iluminaçãoprodução e composição/ângulo.
Quando fotografamos uma mulher o objetivo é, quase que invariavelmente, fazê-la sentir-se bonita. E para agradar o senso estético comum existem algumas dicas:

1. Produção!

Produção é toda a prepação para a sessão: preparar o local, preparar a modelo com maquiagem e vestimentas específicas e preparar a iluminação. Para deixarmos a mulher bonita é preciso que seja feita uma produção de acordo com ela! A maquiagem (que não pode ser “simulada” com Photoshop na vida prática) tem o papel não só de esconder defeitinhos, mas também de criar efeitos e fazer as características marcantes do rosto prevalecer. O restante do cenário ajuda a criar um ambiente favorável ao retrato dando personalidade e beleza.
mulheres-producao
A escolha certa de roupas também é importante: somente as modelos de revista ficam legais vestindo-se absurdamente. Uma pessoa especializada pode ajudar a escolher melhores cores, estampas e modelos para a mulher, mas o fotógrafo também tem que saber essa parte – afinal principalmente na fotografia de pessoas comuns os profissionais de produção nem sempre estão disponíveis.

2. Ângulo

Procure fotografar de um ângulo mais alto e pedir para a modelo abaixar um pouco o queixo: assim evitamos buraco de nariz aparecendo e deixamos os olhos aparentemente maiores e mais marcantes. Esse ângulo também atenua o formato do rosto deixando o queixo menos proeminente, o que também é importante para retratos femininos.
004 ~ 365 - Red (by C. Regina)

3. Olhos

Deixar os olhos marcantes é a característica chave ao fotografar pessoas e, principalmente, mulheres! Além de um ângulo mais alto para deixar os olhos aparentemente maiores nunca é demais lembrar: foque nos olhos! Os olhos devem ser, por definição, o local de maior foco de um retrato (as exceções só confirmam a regra!)
Flávia (by C. Regina)
O uso de “softbox” (aquele modificador de luz que é um quadrado branco) cria efeitos ótimos nos olhos – quando tiver a oportunidade de usá-lo vá em frente!

4. Para fotos de corpo use a pose mágica!

As capas de revistas não enganam: para deixar o corpinho perfeito o segredo é usar a pose mágica e suas variações. A pose mágica consiste em um quadril quase de frente para a câmera e um tronco virado mais de perfil, tentando esconder um dos ombros ligeiramente. Isso faz uma ilusão de cintura e curvas que valoriza toda mulher e deixa a foto fluir bem naturalmente.
mulheres-posemagica

5. Iluminação

A luz pode e deve ser usada de forma criativa em todo tipo de retrato, mas quando se trata de retratos femininos evite ao máximo posicionar a fonte de luz abaixo do rosto. Isso cria sombras desagradáveis e não naturais. A iluminação padrão é ligeiramente lateral e acima do rosto.
Minha irmã
Quando se trata de uma mulher que não é modelo profissional deixá-la à vontade também é algo importante! Afinalela não ficará bonita se não se sentir bonita. Dizem que as mulheres são complicadas, mas te digo uma coisa: fotografar homens é tão difícil quanto, hein? ;)
Gosto muito de visitar o grupo Femmes Fatales do Flickr: lá encontramos fotos bem bonitas de mulheres também lindas! NSFW

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

The Sims - Medieval - Trailer

The Sims - Medieval é um pouco diferente dos games mais tradicionais da franquia, já que será mais focado em missões e no cumprimento de objetivos. O trailer do jogo acaba de sair, e insinua um pouco essa nova direção.
No novo game, os jogadores poderão expandir e administrar seus reinados, controlar Sims Heroicos e dominar territórios, entre outras atividades. A criação de avatares permanece a mesma, e as novas profissões incluem Ferreiro, Poeta, Cavaleiro, Mercador, Monarca, Médico, Padre, Espião e Feiticeiro.
The Sims: Medieval será lançado em março para PCs e Mac.

Will Tirando # 28

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Rio 2016 agora tem logo.


Rio 2016 from Tátil Design de Ideias on Vimeo.


O que marca o Rio 2016: Paixão e Transformação
A Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana.
Povo alegre, que gosta de celebrar a diversidade harmônica, o brasileiro acolhe com um abraço, todas as raças, credos e idades. Compartilha de forma democrática as belezas naturais de sua terra, o céu, o mar, essa gente feliz.
O calor humano, que faz parte da alma do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar.
Cores e formas
A atmosfera da paisagem dessa cidade se reflete na marca e na sua combinação de cores. O amarelo vem do sol e de uma essência calorosa, viva e alegre. O azul traz a fluidez da água que nos cerca e do jeito descontraído do carioca de levar a vida. O verde fala das florestas e da esperança, a visão sempre positiva que nos permite ir mais longe.
Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam com uma energia contagiante. Um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.
Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes e recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca-escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto e pode ser experimentada.
O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único.
Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar conhecimento e talentos, de somar forças e aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável. É uma marca que transborda união, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo.
Fonte: Lance