segunda-feira, 28 de março de 2011

Viet-My Bui

Brilhante simplesmente brilhante Viet-My te um traço bem marcante eu adorei conhecer o seu trabalho e deixo vocês com um pouquinho:


quinta-feira, 24 de março de 2011

CONCURSO DE CARTAZ

Solidarites International


Por Elissandro Ferreira

Já havia visto esta técnica, mais confesso fico impressionado com o resultado. Esse vídeo foi feito para comemorar  o dia  22  Dia Mundial da Água e a Solidarites International lançou uma campanha de alerta sobre contaminação da água e como isso afeta milhares de pessoas e animais, matando muitos. Bem veja o vídeo e se impressione com o resultado:
Water ink _ BDDP Unlimited and Solidarités International - UK from BDDP Unlimited on Vimeo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Como fotografar a Lua


Por Claudia Regina
No último final de semana (19/03/11) aconteceu um momento “histórico”: a Lua ficou super próxima da Terra, um fenômeno que dizem acontecer somente a cada 18 anos…
Não deu tempo de escrever um post antes desse dia especial, mas os seguidores do DDF no Twitter receberam algumas diquinhas “exclusivas” para fotografar a Lua. De qualquer forma achei interessante detalhar mais cada dica por aqui, afinal mesmo não sendo uma “Super Lua” como a deste sábado, vale a pena fotografá-la na próxima oportunidade que você tiver :)
Eu não consegui ver a tal Super Lua, muito menos fotografá-la, pois aqui em Curitiba o tempo estava super nublado. Mas vou usar uma foto antiguinha que tirei em 2008 como exemplo para dar essas dicas:
Só é bom lembrar uma coisa: essas dicas são para fotos legais da Lua, mas que não se comparam às fotos feitas com equipamentos para foto de astronomia, ok? São dicas para tentar fazer uma foto bacana mesmo sem ter os equipamentos específicos (e caros) da fotografia de astronomia. Afinal embora as fotos de Lua fiquem muito parecidas (todo mundo está fotografando a mesma Lua, rs) é muito legal fazer a nossa própria :) Vamos às dicas:

A Lua é brilhante, mesmo

A primeira coisa que a gente pensa ao fotografar a Lua é que está de noite, então está escuro. Pois bem: a Lua é muito brilhante, muito mesmo. Então fotografá-la vai ser como fotografar algo de dia! ISO baixoVelocidade alta,abertura pequenaVeja o Exif da minha foto acima para comprovar.
É por isso que fotografar com qualquer câmera de ajustes automáticos não vai dar certo: a câmera vai “ver” toda aquela escuridão e só um pontinho claro, e vai fotometrar tentando achar o meio tom. O resultado: o céu continuará escuro e a Lua vai virar uma machinha branca no meio daquela escuridão toda. Se você quer crateras, detalhes e definição o segredo é usar o modo manual de ajustes da sua câmera para manter o céu escuro e conseguir os detalhes na Lua.
Se você puder usar o modo de medição (metering modeSpot, melhor: assim o fotômetro interno da câmera vai saber que é justamente aquela bolinha no meio da escuridão que interessa. Se não sabe como mexer nisso dá uma olhada no seu manual :)

Use a Distância Focal mais longa que você tiver disponível

Eu tirei essa foto acima com uma lente 75-300mm, uma lente conhecida por ser de qualidade mediana. Porém os meus amiguinhos que tinham a fodástica 70-200mm não conseguiram uma foto assim :P Embora eu tenha precisado cortar a foto para que a Lua ocupasse mais do quadro, acredito que 300mm é o mínimo para conseguir uma foto bacana (mesmo que seja necessário cortar depois.)
E como estamos falando de tentar usar um equipamento possível para a maioria dos fotógrafos, provavelmente esse valor vai ficar entre 300 e 400mm. Somente fotógrafos de savana africana e astronomia vão ter lentes mais longas que isso no seu kit do dia a dia :)
Então pega lá a lente mais longa (no quesito distância focal, não tamanho rs) e faça sua foto. Depois, vá pro Lightrooom ou pro Photoshop e corta a foto sem medo de ser feliz. A foto acima eu fiz com uma 20d, que tem somente 8.2 mp de resolução e sensor “cropado – qualquer um com uma câmera mais moderna consegue um resultado melhor ainda.

Use um Tripé e Foco Manual

Eu vou ser super sincera: em todo lugar que li sobre isso se dizia para usar o foco manual. Na minha foto eu usei o foco automático e funcionou. Será que foi sorte? Não sei. Mas funcionou. A minha 20d não tem Live View, então fazer o foco manual nela sempre foi bem complicadinho. Já na 7d estou usando o Live View bem mais para fotos estáticas assim: você faz a composição, aproxima bem no Live View, e faz o foco manual. Assim fica perfeito. O tripé é fundamental pra esse foco não ser perdido.
Ps.: você vai precisar mudar a posição do tripé constantemente, a Lua se mexe rapidinho! A cada foto que eu ia tirar a lua ia fugindo do quadro, acho que ela é tímida ;)

Como é possível conseguir aquele efeito de lua enorme?

Algumas fotos que vemos nas revistas mostram uma Lua gigantesca. Mas não é preciso esperar 18 anos para isso: o segredo dessas fotos está na distância focal, e não na distância da Lua.
Lembra que quanto maior a distância focal mais próximos os objetos parecem estar entre si? Então, o mesmo acontece com a Lua: se você está longe de uma paisagem e também está longe da Lua, ao usar uma distância focal super longa a Lua vai parecer maior, pois parecerá mais próxima da paisagem. Mais ou menos como no meu rascunho tosquíssimo abaixo:
Ah: alguns dizem que a Lua fica maior quando está mais próxima do Horizonte, mas isso é pura ilusão de ótica. Como nossas lentes não se iludem oticamente como nossos olhos, isso não faz diferença para a fotografia :)
Encontrei algumas fotos que exemplificam bem a técnica no Flickr, mas são com direitos reservados, então só vou linkar:
1. Esta foto foi feita com uma 10mm, vê como a Lua aparece pequenina?
2. Esta foto, embora com uma qualidade baixa, mostra exatamente o que acontece se ao invés de 10mm você usar uma 400mm: a Lua parece enorme (ela foi cortada, mas dá para ter ideia.)
Agora você saberá distinguir uma foto de Lua + Paisagem photoshopada ou real :) Essa aqui, por exemplo, não tem Exif (maltidos fotógrafos que desabilitam o Exif no Flickr), mas tenho (quase) certeza que é verdadeira.
Mesmo ficando sempre bem parecidas é muito divertido fazer a própria foto da Lua. Vamos aproveitar que ainda estamos na Lua cheia e bora fotografar!

Dicas de Fotografia

terça-feira, 22 de março de 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

Unreal Engine 3

Um Demo do novo Unreal Engine 3 . Sem palavras para os jogos estão cada vez melhores confira o vídeo abaixo:

A verdade sobre Gil Brother, o Away de Petrópolis

Agora você vai saver a verdade sobre Gil Brother, o Away do programa do hermes e renato, o cara foi muito sacaneado. Acompanhe uma parte da entrevista que a Trip fez::

Para saber o que dizem os seus ex-colegas do Hermes & Renato (atual Banana Mecânica), leia na Revista Triphttp://revistatrip.uol.com.br/revista/197/reportagens/o-que-e-isso-brother.html

Toccata Taimane's

Por Elissandro Ferreira
Uma produção Circus Freak, a garota toca muito algo como carmem e o fantasma da ópera, o fato é que nunca tinha visto ninguém tocar dessa forma. Usando um ukelele (acho que é assim que escreve) ela te prende com um leve bailado enquanto toca. Muito bom!

Concurso Nacional de Animação para Internet


Fonte: CCBB
O tema do concurso aborda a preservação de um bem vital para todos nós: a água. A expectativa é estimular o debate sobre o uso sustentável, o consumo consciente e a conservação dos recursos hídricos pela sociedade brasileira. Além, é claro, de fomentar a realização de filmes de animação e o surgimento de novos roteiristas, animadores e diretores de animação no Brasil

As inscrições são de 12 de dezembro de 2010 a 12 de abril de 2011, clicando aqui

Durante esse período, as animações inscritas serão postadas automaticamente para exibição no canal do ANIMA MUNDI no youtube, aberto exclusivamente para o concurso. 

Após o encerramento das inscrições, os filmes ficarão disponíveis para receberem votos dos internautas e os vencedores receberão os prêmios durante o 19º ANIMA MUNDI, que será realizado de 15 a 31 de em julho de 2011, no Rio de Janeiro e em São Paulo.


SERVIÇO

ÁGUA EM MOVIMENTO
Concurso Nacional de Animação para Internet
Regulamento e inscrições: www.animamundi.com.br
Inscrições: de 12 de dezembro de 2010 a 12 de abril de 2011
Dúvidas: entry@animamundi.com.br
Telefone: 55 21 2541-7499 | 55 21 2543-8860

quinta-feira, 17 de março de 2011

SUCKER PUNCH - CURTA ANIMADO: AS TRINCHEIRAS

O que posso dizer? Adorei! Muito bacana a forma como eles nos mostram o outro lado. Assim, o filme ganha uma dramatização ótima..
As Trincheiras, que conta a história de Ben Hibon, um dos soldados nazistas de Sucker Punch - Mundo Surreal, novo filme de Zack Snyder (Watchmen).

Novo Comercial da Adidas

Novo comercial da Adidas, isso mesmo depois de dois anos sem fazer nada. Eu gostei muito aproveitem o vídeo.

domingo, 13 de março de 2011

PRÊMIO PIERRE VERGER

Por Elissandro Ferreira
As inscrições para o Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2010/2011 vão até 18 de março de 2011. Para participar o fotografo tem que ser maior de 18 anos, enviar no minimo 10 fotos e no máximo 30 que irão compor um catálogo e a exposição.
O vencedor recebe R$ 30 mil e apoio financeiro de R$30 mil para realizar a exposição, a inscrição, é gratuita, pode ser feita na sede da Funceb, de segunda a sexta, ou enviada para caixa postal 2.485, Cep 40020-970, Salvador.
Para maiores informações sobre documentação e regulamento entre no site fundacaocultural.ba.gov.br

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vincent Moon, o cineasta trovador

O cineasta independente Vincent Moon, em temporada no Brasil, fala sobre seu trabalho de registros musicais com artistas de todo o mundo, considerado vanguarda no desenvolvimento da linguagem de vídeos para a internet. Saiba mais em http://www.saraivaconteudo.com.br/Artigo.aspx?id=531

quinta-feira, 10 de março de 2011

N Design Rio 2011

Por Elissandro Ferreira


O que é o N Design?
O NDesign é o maior encontro de estudantes de design do país e um dos mais importantes da América Latina.
Onde vai ser o encontro?
 PUC-Rio é uma excelente faculdade de nossa cidade e com uma bela infraestrutura que atenderá bem as necessidades das atividades do N, além de ser um lugar super agradável com muitas árvores e pátios.
Por ter um notável desenvolvimento na área da sustentabilidade, facilita  a inserção do tema ao evento, através de sua estrutura física e institucional.
A universidade é localizada na Gávea, Zona Sul do Rio. Em frente a ela existem pontos de ônibus para vários lugares do Rio de Janeiro, inclusive o metrô na superfície.

Quando vai ser?
De 24 a 31 de Julho de 2011
E se eu estiver sem grana ? 
Bem você tem a chance de ir participando da equipe veja o infográfico abaixo e confira como.

Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem

Por Elissandro Ferreira
Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem é um longa metragem, em animação japonesa, um filme musical originalmente lançado em 1° de Dezembro de 2003. O filme é a realização visual de "Discovery", um álbum do Daft Punk. Cada clipe do álbum foi animado como um episódio da história de seqüestro e resgate de uma banda de pop interestelar. O filme foi produzido pelos criadores do álbum "Discovery", junto com Toei Animation, sob a supervisão de Leiji Matsumoto. O filme não possui falas e mínimos efeitos sonoros, porem possui músicas.


Como detalhado no extra incluído no DVD de 2003, a idéia de Interstella 5555 foi formada durante as sessões de gravação de "Discovery". O conceito do Daft Punk para o filme era fundir a ficção científica com entretenimento e cultura, que foi melhor desenvolvido com seu colaborador Cédric Hervet. Os três levaram o álbum e a história completos a Tóquio na esperança de criar o filme com seu herói de infância, Leiji Matsumoto. Depois que Matsumoto uniu-se à equipe como supervisor visual, Shinji Shimizu foi contatado para produzir a animação e Kazuhisa Takenouchi, dirigir o filme. Com a coordenação de tradução de Tamiyuki "Spike" Sugiyama, a produção começou em Outubro de 2000 e acabou em Abril de 2003, sendo lançada apenas em 1° de Dezembro de 2003. Os primeiros quatro episódios do filme foram mostrados na MTV e no Cartoon Network em 2001. O Cartoon Network hospedou os episódios online como parte do projeto breve de Toonami Reactor (que mais tarde ressuscitou como "Toonami Jetstream") Em Dezembro de 2003, Interstella 5555 foi lançado junto com o álbum "Daft Club" que serviu para promover o filme e mostrar previamente faixas remixadas do álbum "Discovery".
"One More Time"
A história começa em uma galáxia distante, onde 4 estrelas da música, num planeta alienígena no qual todos os habitantes tem pele azul, os musicos tocam "One More Time" no momento que o espetáculo é transmitido para todo planeta. Enquanto isso, na torre de vigilancia espacial, os oficiais se distraem vendo o show, eis que não percebem a aproximação de uma nave desconhecida. 

Depois adiciono os outros vídeos para vocês acompanharem a história completa ok, um abraço a todos.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Will Tirando # 36

COMO POSSUIR UMA MARCA

Por Elissandro Ferreira


Bom dia galera como havia prometido vou continuar aquele nosso papo de como possuir uma marca. Para começar você precisa registra-lá no INPI ( Instituto Nacional de Propriedade Industrial), segundo o que está regulamentado no Código de Propriedade Industrial (Lei 5.772, de 21 de dezembro de 1971).


O INPI considera como marca, um nome, símbolo ou figura utilizados para identificar empresas, entidades, produtos ou serviços.


As marcas podem ser de produtos ou serviços, de certificação, coletivas, figurativas, nominativas, mistas ou tridimensionais.


O depósito de pedido de registro de uma marca é solicitado pra uma ou mais das 41 classes, relacionadas ao tipo de negócio onde a marca será aplicada. Assim, se o registro é apenas de marca nominativa, ela poderá pertencer a diferentes proprietários que não desenvolvam a mesma atividade econômica.


Mais a frente vou explicar a diferença entre as marcas e falar sobre a proteção das marcas e das suas identidades visuais.

segunda-feira, 7 de março de 2011

CARNAVAL 2011

Tem gente sentindo falta das nossas postagens diárias, mais devido ao carnaval só voltaremos ao normal na quinta-feira, ok mais aproveitem para ler as matérias antigas, abraço a todos.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Como evitar fungos nas lentes fotográficas


Se tem um assunto que me perguntam muito é sobre a questão de fungos nas lentes. Por isso resolvi juntar as informações iniciais e um link super útil para que todos virem experts no assunto e não precisem mais se preocupar com lendas e dúvidas sobre isso!

Por que devemos nos preocupar com o armazenamento das lentes?

Pois as lentes são lugares perfeitos para a proliferação de fungos. E ter uma lente “invadida” por fungos é péssimo para a qualidade da sua foto e funcionamento do equipamento.

Como os fungos chegam na nossa lente?

Funciona assim: os fungos precisam de um local úmido e de comidinha para sobreviver. Se deixamos nossas lentes em locais sem controle de umidade estaremos criando um ambiente perfeito para os fungos sobreviverem. Se este local for de fácil acesso à poeira ou sujeira estaremos também dando “comidinha” para os fungos.
Ps.: fungo não é bicho, por isso a “comidinha” está entre aspas. Na vida real a poeira serve mais como “adubo” do que como “comida” ;)

Como evitar

Você precisa fazer basicamente duas coisas:
  • Controle a umidade: umidade demais dá lugar aos fungos e umidade de menos estraga sua lente. Você vai precisar de Sílica Gel ou qualquer outro produto de controle de umidade e um Higrômetro (barato) – mais detalhes no link abaixo
  • Não deixe a lente em contato com materiais orgânicos: como poeira, estantes de madeira, cases de couro, etc. Uma estante fechada de vidro é a mais indicada
Atenção: vi muitos comentários contando sobre os produtos que vocês usam para retirar a umidade. Mas gente, lembrem-se que o CONTROLE da umidade é importante. Se você simplesmente tira “toda” a umidade do espaço onde guarda suas lentes elas também vão ser danificadas (umidade “de menos” também faz mal.) Não adianta só tirar a umidade, precisamos CONTROLAR a umidade. Ok? Leiam o link abaixo para informações detalhadas. Esse assunto é sério.

Saiba mais detalhes sobre o assunto

Existe um FAQ ótimo sobre o assunto no artigo “Fungos: que bicho é esse?”, do Alex Araújo. É a explicação mais didática e perfeita que já vi sobre isso e lá você encontrará dicas bem detalhadas sobre como controlar o ambiente onde guarda suas lentes de forma a deixá-las a salvo dos fungos.
Ps.: se seu equipamento já foi invadido pelos “bichanos” leve até uma assistência técnica pois em muitos casos uma limpeza mais profunda pode salvar sua lente! :)
Por Claudia Regina

Primeira Música do novo disco "Toque Dela".

Por Elissandro Ferreira
Eu sei que vocês estavam esperando mais um música de bolso mais hoje tenho uma muito bacana do Marcelo Camelo, seu novo Álbum, segundo solo, sai agora dia 5 de maio e seu Show no Rio de Janeiro já tem data será no dia 07 de maio no Circo Voador, confira a baixo a faixa Toque Dela.

quarta-feira, 2 de março de 2011

LUAU NA PRAIA DO DIABO

A ALDEIA E OS CURUMINS

Fica aberta até o dia 13 de março do Instituto Cultural Kreatori a exposição A Aldeia e os Curumins, da fotógrafa Alice Kohler. O trabalho traz diversas imagens que retratam a cultura indígina e os habitantes das aldeias.
A exposição pode ser vista de terça à quinta, das 14h às 18h30, sexta e sábado  das 15h às 21h e domingo das 14h às 18h.
O instituto fica na Rua Alice nº209, bairro das Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro. Outras informações pelo site www.kreatori.com.br ou pelo telefone (21) 3747-4326.


Fonte:Revista Digital Photographer

terça-feira, 1 de março de 2011

Hora do PLANETA


HORA DO PLANETA
A hora do planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.


Então no dia 26 (sábado) de março às 20:30 apague as luzes por 60 min para ver um mundo melhor. Hora do Planeta 2011.


Nós do Estúdio Esttampa estamos participando então não perca tempo e se inscreva também, ajude a salvar o planeta. http://www.horadoplaneta.org.br

Will Tirando # 35