sábado, 11 de setembro de 2010

Dia D RPG

RPG – Roleplaying Games (Jogos de Interpretação de Personagens) – está se consolidando como entretenimento, atividade lúdica e também vem conquistando um espaço enquanto ferramenta a disposição de educadores, como forma a estimular e desenvolver competências e a criatividade. Segundo observamos e comprovamos por diversos trabalhos de mestres, doutores ou mesmo pesquisadores acadêmicos, o RPG tem sido adotado para estimular diversas habilidades como: leitura, escrita, trabalho em equipe, cooperação entre indivíduos na busca de um bem comum; analisar situações sobre diferentes pontos de vista; pensar nas conseqüências de atitudes antes de tomá-las… Dentre outras.
De modo a integrar os esforços no maior número de cidades e regiões de nosso país e criar um projeto integrado para elevar o conhecimento a respeito do RPG e suas características, criamos o Dia D RPG Brasil. Além disso, percebemos que por falta de algumas informações e conhecimentos específicos, diversas iniciativas e projetos pelo país deixavam de se concretizar por problemas estruturais ou operacionais. Assim, com a troca de informações entre estas comunidades fortalecemos o hobby e estimulamos o empreendedorismo, ajudando a concretizar os objetivos de cada organizador.
Em 2007, na sua primeira edição, 21 cidades em 11 estados participaram do evento, algumas reunindo 40 a 70 pessoas, outras com mais de mil participantes. No total, de cerca de 7 mil inscritos participaram do  Dia D RPG Brasil.
Já em 2008 o evento ganhou prestígio e reuniu 30 cidades em 15 estados e também contou com a participação de cidades Chilenas, Mexicanas e Peruanas, assim o evento passou a se chamar DIA D RPG AMÉRICA LATINA, reunindo mais de 9 mil participantes.
Portanto, mais do que um evento o Dia D RPG é um grupo de trabalho em constante integração de modo a trocar experiências locais entre si, e desenvolverem projetos integrados para ações de marketing para empresas, além de orientar os educadores do potencial e de como utilizar o RPG na escola ou como ferramenta de auxilio pedagógico.
Dia D RPG, devido à sua estrutura de organização celular e cooperativa conseguiu resistir e permanecer no calendário nacional, mesmo que com algumas cicatrizes. O mais importante, contudo, é que o espírito continua o mesmo: Integrar todos os RPGistas em torno de um evento conjunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário