quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fotografia # 04 Zoom


O nosso amigo zoom

Por Claudia Regina

Uma foto em close faz toda a diferença

Principalmente quando você não tem um fundo que ajude na composição preencher o quadro com o personagem é indispensável e deixa qualquer foto com uma cara ótima e profissional!
Mas existem “formas e formas” de fazer um close. Você pode dar um zoom ou você pode se aproximar da pessoa.Qual é o correto?
Para retratos de pessoas a idéia de chegar mais perto deve ser evitada ao máximo - a não ser que você esteja procurando um “efeito especial”, sempre tomando muito cuidado para que não vire um “defeito especial”.
Isso porque, deixando de lado discussões técnicas sobre profundidade de campo e distância focal, quando você chega perto demais a foto tende a ficar destorcida.
Um cabeção desproporcional, orelhas pequenas, nariz largo, olhos separados…

O que fazer: celular e câmera compacta

Todas as câmeras um pouco mais modernas, mesmo as mais baratas, têm a opção de zoom. Uma dica recorrente de guias “Como comprar uma câmera digital” é a de que o certo é procurar por câmeras com Zoom óptico, e não digital (questões de qualidade). Mas se você não pretende vender sua foto para a National Geographic, até o zoom digital da sua câmera de celular serve.
Não chegue perto

Vale editar no Photoshop?

Mas é claro! Passados anos da era digital e você ainda tem dúvidas? O Photoshop e outros programas de edição similares têm uma ferramenta de corte melhor do que o zoom digital da maioria das câmeras, então na dúvida tire a foto e depois recorte (lembrando que isso é para quando você não exige uma qualidade supimpa)!
Dê close na pós produção!
Eu coloco a foto dos meus amigos aqui sem pedir… rs… espero que o Neyl não ligue! =D

Câmeras profissionais e semi-profissionais

Se você possui uma câmera de lentes intercambiáveis pode ser mais fácil ainda. É só utilizar uma lente com uma grande distância focal e manter a distância do modelo!
Lente Canon 75~300mm - foto por Claudia Regina
Essa minha lente 75~300mm é uma mão na roda quando falamos de longa distância focal. O melhor é que ela é super barata, comparada às outras teles. Não esqueça de consultar lentes compatíveis com a sua câmera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário