quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sabendo um pouco mais # PULLOVERS

CONHECIDOS COMO UM DOS PRINCIPAIS NOMES DO ROCK ALTERNATIVO NACIONAL, PULLOVERS ABRASILERAM-SE E PASSAM DEFINITIVAMENTE A DIZER DE ONDE - E A QUE - VIERAM.

Os Pullovers nasceram em 1999, com as primeiras composições de Luiz Venâncio. Apresentando inicialmente letras em inglês e um estilo influenciado pelo rock alternativo, a banda logo foi "descoberta" pelo jornalista Lúcio Ribeiro (então na Folha de São Paulo), que pedia em uma de suas matérias a participação no Rock in Rio III. 

Em julho de 2001 lançou seu primeiro cd-demo, produzido por Adriano Cintra (Cansei de Ser Sexy). Começaram então as apresentações em festivais como o Abril Pro Rock 2002, ao lado de nomes como Stephen Malkmus (Pavement). O segundo cd, "Riding Lessons" (2002), produzido por Fernando Sanches (CPM 22), já conseguiu elogios entusiasmados da imprensa voltada à música independente.

No terceiro cd, "Carniça" (dezembro/2004), participou a "diva undreground" Geanine Marques, numa parceria que celebrizou-se na cena alternativa brasileira como a versão tupiniquim de combos banda + modelo/cantora como "Velvet Underground + Nico" ou "Primal Scream + Kate Moss".

Em 2006, a necessidade de ampliar os horizontes artísticos fizeram com que Luiz começasse a compor em português. Com isto os Pullovers começaram a dizer “de onde vieram”, afirmando a identidade paulistana assim como, no movimento Mangue Beat por exemplo, afirmava-se a identidade regional para atingir-se o "universal".

E Luiz Venâncio (voz/guitarra), Rodrigo Lorenzetti (teclados), Bruno Serroni (baixo), Angelo Lorenzetti (violão), Gustavo Beber (bateria) e Habacuque Lima (guitarra) – novo integrante que, já conhecido na cena roqueira brasileira por seu trabalho no Ludov, assume a guitarra principal do Pullovers depois de anos de "flerte" (ele estava presente no primeiro show em 1999, e desde então Pullovers e Ludov nutriram uma admiração mútua que finalmente acabou resultando na participação do guitarrista nas duas bandas) – passaram também a dizer "a que vieram": unindo com originalidade rock e mpb, doçura e asfalto, romantismo e fumaça, começam a dividir espaço com nomes como Mutantes, Itamar Assumpção, Arnaldo Antunes e tantos outros da grande música brasileira de sotaque paulistano.

Em maio de 2009, sai o álbum "Tudo que eu sempre sonhei", primeiro do Pullovers inteiramente em português. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário