sexta-feira, 4 de março de 2011

Como evitar fungos nas lentes fotográficas


Se tem um assunto que me perguntam muito é sobre a questão de fungos nas lentes. Por isso resolvi juntar as informações iniciais e um link super útil para que todos virem experts no assunto e não precisem mais se preocupar com lendas e dúvidas sobre isso!

Por que devemos nos preocupar com o armazenamento das lentes?

Pois as lentes são lugares perfeitos para a proliferação de fungos. E ter uma lente “invadida” por fungos é péssimo para a qualidade da sua foto e funcionamento do equipamento.

Como os fungos chegam na nossa lente?

Funciona assim: os fungos precisam de um local úmido e de comidinha para sobreviver. Se deixamos nossas lentes em locais sem controle de umidade estaremos criando um ambiente perfeito para os fungos sobreviverem. Se este local for de fácil acesso à poeira ou sujeira estaremos também dando “comidinha” para os fungos.
Ps.: fungo não é bicho, por isso a “comidinha” está entre aspas. Na vida real a poeira serve mais como “adubo” do que como “comida” ;)

Como evitar

Você precisa fazer basicamente duas coisas:
  • Controle a umidade: umidade demais dá lugar aos fungos e umidade de menos estraga sua lente. Você vai precisar de Sílica Gel ou qualquer outro produto de controle de umidade e um Higrômetro (barato) – mais detalhes no link abaixo
  • Não deixe a lente em contato com materiais orgânicos: como poeira, estantes de madeira, cases de couro, etc. Uma estante fechada de vidro é a mais indicada
Atenção: vi muitos comentários contando sobre os produtos que vocês usam para retirar a umidade. Mas gente, lembrem-se que o CONTROLE da umidade é importante. Se você simplesmente tira “toda” a umidade do espaço onde guarda suas lentes elas também vão ser danificadas (umidade “de menos” também faz mal.) Não adianta só tirar a umidade, precisamos CONTROLAR a umidade. Ok? Leiam o link abaixo para informações detalhadas. Esse assunto é sério.

Saiba mais detalhes sobre o assunto

Existe um FAQ ótimo sobre o assunto no artigo “Fungos: que bicho é esse?”, do Alex Araújo. É a explicação mais didática e perfeita que já vi sobre isso e lá você encontrará dicas bem detalhadas sobre como controlar o ambiente onde guarda suas lentes de forma a deixá-las a salvo dos fungos.
Ps.: se seu equipamento já foi invadido pelos “bichanos” leve até uma assistência técnica pois em muitos casos uma limpeza mais profunda pode salvar sua lente! :)
Por Claudia Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário