sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fotografia # 05 mitos da fotografia desmitificados


Top 5: mitos da fotografia desmitificados

Por Claudia Regina
Li no Hyperphocal um artigo muito interessante sobre 8 mitos da fotografia desmitificados e me identifiquei muito com o post. Por isso resolvi fazer uma tradução-adaptação com os 5 que mais ouvimos falar por aqui com minhas experiências e palavras! =)

1. Qualquer pessoa com câmera e lentes enormes sabe o que está fazendo

Mentira. Existem muitas pessoas com câmeras enormes que, de fato, sabem o que estão fazendo. Mas normalmente aquelas que fazem questão de contar sobre o modelo ultra moderno que possuem e desfilar com a câmera no pescoço “se achando” são as que têm apenas o equipamento para justificar que são fotógrafos.
Conheci muita gente que tinha uma dessas câmeras enormes e sempre deixava no “automático”. Ou seja: não sabia mesmo o que estava fazendo.
Aliás, não vamos julgar as pessoas pela câmera que ela tem na mão. Nunca sabemos se aquela pessoa que está com uma Powershot não é um mestre da fotografia que só resolveu carregar pouco peso para ir no parque.

2. Canon é melhor que Nikon, ou Nikon é melhor que Canon

Bobagem. Essa discussão é tão relevante quanto Coca Cola versus Pepsi. É muito irritante quando uma pessoa diz: “Ah, eu uso tal marca porque é melhor”. Não é melhor! Talvez seja mais conveniente para você usar essa  marca. Talvez seja mais barato. Talvez você já tem os acessórios que a complementam e talvez a marca combine com o seu tipo de trabalho.  Mas não é simplesmente “melhor”.
Adiciono aqui o comentário do André:
“Nem a Nikon nem a Canon me pagam nada – pelo contrário, cobram caro pelos equipamentos – pra defender uma das duas….” – muito bem lembrado!

3. Quanto mais Megapixels, melhor é a câmera

Esse é um mito dos grandes. Pouca gente sabe, mas o que importa realmente em uma câmera para uma boa qualidade na fotografia é a qualidade e o tamanho do sensor. O sensor das câmeras digitais funciona fazendo o papel do filme das analógicas. É ele que recebe as informações de fora da câmera e transforma aquilo em foto.
Acima uma imagem comparando o tamanho do sensor das câmeras mais comuns. Deu para perceber por que as suas fotos com a compacta digital nunca ficam tão boas quanto ficavam com as compactas de filme?
Uma câmera dessas de Polishop com 30Mp não chega nem perto da qualidade de uma boa Reflex com 6.2Mp. Isso acontece porque o sensor das compactas são pequenos e simples, então o resultado é um emaranhando de pixels ruins.

4. Tudo pode ser arrumado no Photoshop

Não conte com isso. Eu comecei na fotografia com a pós-produção, então admito que minha proficiência em Photoshop e Lightroom são suficientes para melhorar muitas fotos. Mas sempre, sempre, sempre falei para meus alunos que queriam melhorar suas fotos aprendendo Photoshop: ele não é santo milagreiro, as boas fotos já saem da câmera boas.
O Photoshop não pode transformar uma foto mal tirada em uma foto maravilhosa. Ele pode fazer uma foto mediana ficar interessante. Pode até fazer uma foto interessante ficar bonita. Mas somente uma foto realmente boa pode ficar espetacular graças ao aplicativo.
Todo o trabalho para uma boa imagem deve ser feita na hora do manuseio da câmera, Photoshop e derivados somente para pequenas modificações e melhoras. =)

5. Não posso tirar fotos legais sem X

Claro que pode. X pode ser qualquer coisa. Um flash? Utilize uma lanterna! Uma SLR? Use uma compacta! Um tripé? Se apóie firme em algo! Uma câmera? É, nesse caso não dá mesmo… rs… o ponto é que sempre há um jeito de tirar uma boa foto.
Talvez para fazer fotos específicas você precise de um certo equipamento. Mas isso somente se precisar de um resultado programado. Já cansei de ver fotos maravilhosas tiradas com iluminação improvisada, câmeras simples e condições precárias. Aprenda a improvisar e você vai ver que vai conseguir tirar fotos cada vez melhores. E, digo mais, quando você tiver todo esse equipamento que quer, vai ter experiência para fazer fotos muito, mas muito melhores mesmo!

Um comentário:

  1. ótimo post, achava mesmo que a quantidade fosse por causa dos pixels, parando para pensar não faz sentido mesmo, valew pela dica.

    _____________________________
    Isaac Silva
    http://www.rhprofiler.com.br
    http://www.rhsuper.com.br
    http://www.solides.com.br

    ResponderExcluir