quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fotografia # 08 ISO alto: usar ou não usar, eis a questão


Usar um valor de ISO alto normalmente salva nossa pele em momentos de pouca luz – quando não podemos usar flash ou procuramos um efeito de luz totalmente natural. O problema de usar o ISO alto é sua consequência: oruído.
A quantidade de ruído na imagem vai depender muito da sua câmera. Algumas câmeras apresentam bastante ruído já no ISO 400, outras podem usar ISO 3200 e ainda terão bastante nitidez. As sombras da imagem são a parte mais comprometida pelo ruído.
ruido-iso-alto
Esse ruído criado digitalmente simula a utilização de ISOs mais altos
Mas quando se trata de ruído quero ir mais além: ruído é tão ruim assim? Percebo por aí muita gente com medo do ruído. Usam métodos diversos de iluminação artificial, uso de tripé, plugins na edição… somente para não precisar encarar imagens com ruído.

Quando o ruído não atrapalha

Muitas vezes o ruído ao invés de deixar a foto feia adiciona uma aparência muito melhor. Adicionando um clima mais delicado, nostálgico ou distante (o tipo de foto que é tirada sem o assunto perceber, fazendo ela ser mais espontânea):
a20081206_0550
Em direção ao farol

Quando o ruído atrapalha

O ruído só atrapalha mesmo quando um dos objetivos da sua foto é, necessariamente, ter nitidez. Como em fotos de grupo (com ruído cada carinha pode ficar irreconhecível), fotos de produto para publicidade e retratos que precisam de detalhes. Normalmente a melhor forma de fugir do ruído é fazendo fotos com iluminação artificial em estúdio (que permite usar o ISO mais baixo possível) ou em momentos de muita luz natural.
Andressa
Nenhum ruído e nitidez máxima com ISO 100 graças à iluminação artificial
Lembrando que todo esse controle que temos sobre o ISO é uma regalia da fotografia digital: na fotografia analógica quem mandava no ISO era o filme, não a câmera. Ao colocar um filme de sensibilidade 100 você era “obrigado” a tirar todas as poses com aquele ISO. Hoje podemos trocar, em cada foto, a sensibilidade do nosso sensor, tendo muito controle sobre o resultado final.
Eu não tenho mais medo de usar ISO alto, e você?
Por Claudia Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário