terça-feira, 25 de janeiro de 2011

5 Dicas de um Retrato Bonito


O título é “5 Dicas DE” e não “5 Dicas PARA” pois para escrever essas dicas peguei uma foto que eu gostei bastante e listei 5 coisas legais que usei nela. Ou seja, não são dicas “definitivas” para retratos e sim algo que você pode aproveitar como ideia ou inspiração :)
A foto é essa:
Priscila
Além de uma modelo linda e com um brilho que só grávidas têm no olhar, o que eu usei nesta foto? Vamos por etapas:

1. Foreground

Uma coisa que eu adoro fazer em retratos é adicionar elementos no primeiro plano. Além do fundo desfocado e do assunto focado gosto de ter um “elemento X” na frente de tudo isso adicionando mais profundidade à foto. Neste caso o bagulhinho que faz barulho com o vento serviu a este propósito. O legal é que como este elemento fica perto da câmera pode ser qualquer coisa, pois não vai dar pra ver o que é! Neste caso aquelas bolinhas disformes no centro superior da foto dão um ar de conto de fadas sem que ninguém saiba (até agora) que eram só sininhos.

2. Luz vindo de trás

A luz do sol estava bem dura no momento desta foto (exatamente por isso levei ela para uma sombra) e por isso a luz vinha de trás. Isso garantiu sombras suaves (e quase inexistentes) no rosto dela e um efeito “High Key” combinado com o fundo.

3. Cortina de estrelas

Me casei no mesmo espaço onde realizo meus ensaios, e essa cortina foi feita para o casório. Na mesma época fiz alguns ensaios e todo mundo amou a tal cortininha. O efeito nas fotos é realmente bem bacana :) Por isso mantive a cortina e nesta foto ela deu um toque especial com os bokehs estrelados. Coisas do acaso! rs

4. Modelo sentada

É muito mais fácil você fazer um retrato próximo assim quando seu fotografado está sentado, pois ele/a fica mais à vontade. Quando estamos de pé ficamos em dúvida com o que fazer com os pés, com as mãos, pra que lado virar… sentadinha a pessoa não tem muito o que fazer além de relaxar.

5. Foto de um ângulo mais alto

Outra vantagem da pessoa estar sentada é que você consegue um ângulo mais alto (que automaticamente valoriza os rostos femininos) mais facilmente. Como sou baixinha subi no murinho para conseguir o melhor ângulo :)

Dica extra: Foco

Se você já sabe que foco em retratos é sempre nos olhos pode pular essa dica. Se você ainda não tem certeza, agora vai ter: FOCO É SEMPRE NOS OLHOS. Note que quase mais nada nesse retrato está em foco. Nariz, boca, cabelo… está tudo um pouco menos em foco que os olhos. Mas como os olhos estão nítidos parece que a foto inteira está extremamente nítida. Se eu tivesse focado sem querer nos cílios ou na ponta do nariz dela, a foto inteira ia parecer fora de foco. Por isso guarde bem essa dica: foco é sempre nos olhos.
Ah! Não interessa como você faz isso (usando foco automático ou manual, spot, selecionando o ponto de foco na hora ou travando ele) desde que você possa decidir aonde quer o foco e, podendo decidir, decida sempre nos olhos ;)

Dica extra-extra: Preto e Branco

Além de tudo essa foto foi feita pensando em ser convertida para o P&B. Ensinei como transformar fotos em Preto e Branco usando o Lightroom neste vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário