quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

5 dicas para fotografar mulheres


As mulheres que fotografo sempre vêm com a mesma pergunta: “você passa Photoshop?”
Primeiramente acho engraçado “passar” Photoshop, como se fosse maquiagem. Segundamente digo que sim, faço tratamento nas fotos, mas que elas ficam realmente bonitas graças à preparação antes e durante o clique:iluminaçãoprodução e composição/ângulo.
Quando fotografamos uma mulher o objetivo é, quase que invariavelmente, fazê-la sentir-se bonita. E para agradar o senso estético comum existem algumas dicas:

1. Produção!

Produção é toda a prepação para a sessão: preparar o local, preparar a modelo com maquiagem e vestimentas específicas e preparar a iluminação. Para deixarmos a mulher bonita é preciso que seja feita uma produção de acordo com ela! A maquiagem (que não pode ser “simulada” com Photoshop na vida prática) tem o papel não só de esconder defeitinhos, mas também de criar efeitos e fazer as características marcantes do rosto prevalecer. O restante do cenário ajuda a criar um ambiente favorável ao retrato dando personalidade e beleza.
mulheres-producao
A escolha certa de roupas também é importante: somente as modelos de revista ficam legais vestindo-se absurdamente. Uma pessoa especializada pode ajudar a escolher melhores cores, estampas e modelos para a mulher, mas o fotógrafo também tem que saber essa parte – afinal principalmente na fotografia de pessoas comuns os profissionais de produção nem sempre estão disponíveis.

2. Ângulo

Procure fotografar de um ângulo mais alto e pedir para a modelo abaixar um pouco o queixo: assim evitamos buraco de nariz aparecendo e deixamos os olhos aparentemente maiores e mais marcantes. Esse ângulo também atenua o formato do rosto deixando o queixo menos proeminente, o que também é importante para retratos femininos.
004 ~ 365 - Red (by C. Regina)

3. Olhos

Deixar os olhos marcantes é a característica chave ao fotografar pessoas e, principalmente, mulheres! Além de um ângulo mais alto para deixar os olhos aparentemente maiores nunca é demais lembrar: foque nos olhos! Os olhos devem ser, por definição, o local de maior foco de um retrato (as exceções só confirmam a regra!)
Flávia (by C. Regina)
O uso de “softbox” (aquele modificador de luz que é um quadrado branco) cria efeitos ótimos nos olhos – quando tiver a oportunidade de usá-lo vá em frente!

4. Para fotos de corpo use a pose mágica!

As capas de revistas não enganam: para deixar o corpinho perfeito o segredo é usar a pose mágica e suas variações. A pose mágica consiste em um quadril quase de frente para a câmera e um tronco virado mais de perfil, tentando esconder um dos ombros ligeiramente. Isso faz uma ilusão de cintura e curvas que valoriza toda mulher e deixa a foto fluir bem naturalmente.
mulheres-posemagica

5. Iluminação

A luz pode e deve ser usada de forma criativa em todo tipo de retrato, mas quando se trata de retratos femininos evite ao máximo posicionar a fonte de luz abaixo do rosto. Isso cria sombras desagradáveis e não naturais. A iluminação padrão é ligeiramente lateral e acima do rosto.
Minha irmã
Quando se trata de uma mulher que não é modelo profissional deixá-la à vontade também é algo importante! Afinalela não ficará bonita se não se sentir bonita. Dizem que as mulheres são complicadas, mas te digo uma coisa: fotografar homens é tão difícil quanto, hein? ;)
Gosto muito de visitar o grupo Femmes Fatales do Flickr: lá encontramos fotos bem bonitas de mulheres também lindas! NSFW

Nenhum comentário:

Postar um comentário