sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Candidatura NDesign Rio (021)

NDesign no Rio
Em 1994 o Rio de Janeiro recebeu a 4º edição do NDesign. A construção deste evento resultou da animação das viagens que as escolas cariocas fizeram nas primeiras edições do Encontro para Curitiba, Santa Maria e Belo Horizonte, que realmente aproximaram os estudantes cariocas, a ponto de uni-los para organizar duas edições da Semana Carioca de Design, em 1991 e 1993, e um ano depois, o NDesign. Os Encontros anteriores tinham como organização apenas uma instituição, que geralmente era a Universidade Federal local, porém, aqui no Rio foi feita, pela primeira vez, uma co-organização entre as cinco escolas então existentes (ESDI, PUC, Faculdade da Cidade, UFRJ e Silvio e Souza) para montar o Encontro.
Os palestrantes deste evento eram profissionais de grande importância no cenário carioca e brasileiro. Ziraldo, Miguel Paiva, Sérgio Liuzzi (Interface Design), Rafael Rodrigues (PVDI) e Ivan Ferreira (Modonovo Design) foram alguns dos nomes presentes no 4° NDesign.
Com a presença de participantes de alto nível, oficinas, discussões e exposições de conteúdo relevante, o evento driblou os problemas logísticos durante sua execução. A Estação Carioca do Metrô foi utilizada para uma exposição de design e a Gincana. Como legado, esse NDesign criou uma integração entre os estudantes de design do Rio e de fora, serviu como contato para muitos estudantes com profissionais de atuação local e nacional, além de garantir algum espaço na mídia para a palavra “design”, que há 15 anos atrás não era ainda muito utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário