segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Entrevista # CLAUDIA REGINA


Por Elissandro Ferreira

Hoje estou postando a entrevista de Claudia Regina, que trabalha  com fotografia, ela reside em Curitiba e faz workshop pelos estados do Brasil.

1 Como surgiu sua paixão pela fotografia?


Quando cheguei para a entevista em um estúdio de fotografia, para trabalhar com design/edição de fotos, meu chefe perguntou: você fotografa? Eu disse que só por hobbie. Até lá eu não imaginava que era possível uma pessoa como eu ser ser “fotógrafa”. Não imaginava que eu teria a capacidade de usar câmeras enormes cheias de botões, etc. Para mim fotografia era um bicho de 7 cabeças.

De repente, não mais que de repente, eu me interessei por fotos. Estava lá, todo santo dia, trabalhando em um estúdio fotográfico, e acabei me interessando. Minha chefe tinha uma coleção de revistas, apostilas e livros antigos de fotografia no depósito e, como eu almoçava por ali mesmo e sempre sobrava tempo no horário de almoço, resolvi começar a ler esse monte de coisa. Em poucas semanas já tinha “matado” todos os livros e revistas! rs…

Comecei a treinar com uma câmera analógica, também da minha chefe, coisas como composição e foco. Estudei, estudei, estudei. Observei, observei, observei. Um dia pensei: preciso urgentemente de uma câmera para colocar tudo isso em prática!

Com muito esforço e economia (eu ganhava bem pouquinho) comprei minha câmera. Antes mesmo dela chegar eu já fiz o download do manual e li de cabo a rabo. Quando a câmera chegou meus olhinhos brilharam e comecei a colocar o estudo em prática. Pelo menos eu já sabia exatamente como usá-la, pois o manual estava grudado na minha cabeça!

Na prática vi que era beeeeem mais difícil do que parecia! rs…

Pois bem, a partir daí meus chefes começaram a me levar nos eventos (primeiro só para segurar luz, e depois, olha que orgulho, como segunda fotógrafa!!!!) e assim fui aprendendo bastante na prática.




2 Quando você começou qeu camera usava e qual você sua nos seus trabalhos hoje?

Eu comecei com uma Canon 20D e recentemente adquiri uma Canon 7D. Não que isso faça diferença no meu trabalho final (ele tem a mesma qualidade), só facilita um pouco a vida por ser mais modelna mesmo. ;)

3 Acompanhando seus trabalhos vemos que você faz muitos retratos, quem são seus modelos? Amigos, Familiares, agências...

Eu trabalho com pessoas comuns, retratatando o amor. Um nicho que trabalho bastante são as gestantes, mas também realizo ensaios de crianças, bebês, casais, mulheres, etc. Meu maior foco está nos ensaios fotográficos e, de vez em quando, realizo eventos (mas esses escolho a dedo.) Meu clientes vêm todos através do meu blog (http://regina.fot.br) ou indicações.

4 Você fotografa em varios tipos diferentes de locações, como você escolhes esses lugares e por que?

Na realidade trabalho quase que exclusivamente na minha locação externa (casa de campo), e em algumas situações onde uso o espaço público converso com os clientes para descobrir o que tem a ver com eles. Um parque que tenha significado para a família, um cinema para um casal que gosta de assistir filmes, a própria casa do cliente, e por aí vai... =)

5 Há alguma foto especial para você? Pode explicar como a tirou?

Incrível, mas não tenho nenhuma foto “especial” que eu tirei. Quer dizer, considero todos os ensaios que ofereço aos meus clientes especiais, mas faço algo especial para eles. As fotos mais especiais pra mim são como aquelas do meu casamento, que não fui eu que tirei :)

6 O que você diria para quem quer se tornar fotografo profisional?

Muita, mas muita força de vontade vai te levar aonde você quiser, isso é fato é serve para tudo que buscamos na vida (não só a profissão fotografia.) Fora isso, estudar SEMPRE. Sempre tem algo novo pra gente aprender :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário