sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mais um colunista falando sobre fotografia # Enquadramento

ENQUADRAMENTO
Por Jônatas Alves


Engana-se quem pensa que pouco há para se aprender em fotografia. Eu era um dos que pensava assim, mas assim que comecei a estudar, percebi que existem milhares de coisas que devemos aprender. Muitas delas, complexas, porém, outras bem fáceis.
Uma coisa que, há algum tempo, vem me deixando, no mínimo, intrigado é o enquadramento que os fotógrafos (sejam eles amadores ou profissionais) usam. Ou melhor, não usam. E é este o assunto que vou abordar neste momento. Quando falo em enquadramento, me refiro a tudo aquilo que é de interesse que saia com destaque na foto, quer seja uma pessoa, um objeto ou um animal. O que venho percebendo é que, ao fotografar, as pessoas acabam por não colocar seu alvo como objetivo principal da fotografia. E fazem isso quando registram na fotografia boa parte do que não deveria ter saído.
Aqui temos um exemplo disto que acabei de mencionar. Para os mais leigos e destreinados, esta é uma fotografia normal. Porém, se analisarmos cuidadosamente, veremos que o enquadramento não foi feito de forma adequada. O fotógrafo não cuidou para enquadrar seu alvo (a menina) à fotografia. A prova disto está no espaço em vão acima da cabeça dela. A solução para este problema seria abaixar a câmera para poder fazer o enquadramento correto, ou aproximar utilizando o zoom da câmera. Aqui está a fotografia como deveria ter sido tirada.



Desta forma, temos uma assimilação total da menina fotografada, transmitindo, também, a sensação de conforto. Observe, mais uma vez, a fotografia sem o enquadramento correto e veja se ela não vai te incomodar desta vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário